terça-feira, outubro 17

Curso de Access 2007 Completo com Certificado

+ Curso de Access 2007 Completo com Certificado!

Você aprenderá muito neste Curso de Access 2007. O Access é um aplicativo para gerenciamento de dados, que une as ferramentas para seleção e organização destes dados em apresentações em formulários, ou seja, consultas em telas ou até mesmo para gerar relatórios que nada mais são, do que a extração das informações em formato a ser impresso.

Além disso, iremos dar início ao nosso próprio projeto, que será um sistema para cadastro de produtos e controle de estoque. Para começarmos vamos abrir o programa do Microsoft Access.

matricula

Com ele podemos dar início a um novo projeto para gerenciarmos informações ou para abrir um projeto já existente, no nosso caso vamos abrir um banco de dados em branco, para darmos início ao nosso próprio projeto.

A interface dos programas do Microsoft Office 2007 foi bastante modificada e uma das alterações mais significativa foi o aparecimento do Botão Office. O botão Office substituiu o antigo menu Arquivo e está localizado no canto superior esquerdo de todos os programas do pacote Office 2007.

Ao clicar em “Novo Projeto”, repare que o nome do nosso novo banco de dados em branco já está selecionado, então é só digitar. Para isso digite: “Menu de Controle”, pois este será o nome do nosso banco de dados. Então digite “Menu de Controle” e pressione “Enter” quando terminar.

Conhecendo o Curso de Access 2007

A Faixa de Opções possui grupos de comandos organizados por recurso e funcionalidade. Ela substitui as camadas de menus e as barras de ferramentas localizadas nas versões anteriores do Access. Antes de começarmos a criar os campos em nossa tabela, vamos conhecer mais o Access, saber para que serve as guias e etc. Para isso, vá com a sua seta do mouse até a “Guia Início“, e dê um clique sobre ela. Ela está localizada no canto superior esquerdo de sua tela.

Na guia “início” é possível selecionar um modo de exibição diferente, copiar e colar a partir da área de transferência, definir as características da fonte atual, definir o alinhamento da fonte atual, aplicar formatação rich text a um campo memorando, trabalhar com registros e localizar registros. Vamos agora conhecer outra guia que é a Guia Criar. Então, vá com a sua seta do mouse até a “Guia Criar“, e dê um clique sobre ela.

Na guia “criar” estão as ferramentas para criar os objetos do banco de dados. No Access as guias facilitam muito a rapidez em que o usuário utilize o programa. Bom, vamos para a próxima guia que é a Guia Dados Externos. Então, vá com a seta do mouse até a “Guia Dados Externos“, e dê um clique sobre ela.

Continue seguindo o Passo-a-passo desta primeira aula do Curso de Access 2007

Na guia “Dados Externos” estão disponíveis as ferramentas para importar e exportar informações. Agora vamos para a Guia Ferramentas de Banco de Dados. Então, clique na “Guia Ferramentas de Banco de Dados”.

Na guia “Ferramentas de Banco de Dados” estão as ferramentas para a manipulação dos objetos do banco de dados, vamos ver mais sobre isso nas próximas aulas. Agora, vamos conhecer a Guia Folha de Dados. Então, vá com a sua seta do mouse até a “Guia Folha de Dados” e dê um clique sobre ela.

A Guia Folha de Dados contém comandos válidos somente enquanto a tabela estiver sendo trabalhada, no nosso caso estamos trabalhando com a tabela, por isso a Guia Folha de Dados está aberta. Bom, para começar vamos criar o nosso primeiro campo em nossa tabela. Então, vá com a sua seta do mouse e clique logo abaixo de onde está escrito “Adicionar Novo Campo“.

Criando um Novo Campo…

Neste campo vamos adicionar um produto com o nome de “Uva”. Então digite “Uva” e pressione a tecla “Enter” quando terminar.

Assim acabamos de adicionar um produto em nossa tabela, falta colocarmos que tipo de dado é, em relação às versões anteriores que para informar o tipo de dado era ao lado de onde escrevíamos o nome do campo, no Access 2007 ele também se encontra na Guia Folha de Dados, mesmo não estando no Modo Design.

Então vamos alterar o tipo do dado do nosso campo. Para isso, vá com a seta do mouse até o grupo “Tipo e Formatação de Dados” e clique na seta para baixo do campo Tipo de Dados, ele está localizado no centro superior de sua tela. Selecione a opção “Texto“, dando um clique sobre ela.

Antes de continuarmos a criar o nosso projeto, vamos conhecer o Painel de Navegação, ele se localiza no canto esquerdo do nosso programa do Access 2007, ao abrir ou criar um banco de dados, os nomes dos objetos aparecem no Painel de Navegação, divididos em categorias.

Esse painel substitui a antiga janela do Banco de Dados usada nas versões anteriores do Access 2007. No nosso caso como ainda não criamos nenhuma tabela completa, vamos fechar o Painel para dar mais espaço para trabalharmos dentro do Access 2007. Clique no botão “Fechar da Barra de Redimensionamento“, ele é simbolizado por duas setas lado a lado apontando na direção esquerda.

Vamos agora entrar em Modo de Design, para podermos continuar a criar o nosso projeto. Para isso, vá até o botão “Modo de Design“, localizado no grupo “Modos de Exibição”, e dê um clique sobre ele, ele se localiza no canto superior esquerdo de sua tela. Agora clique na opção “Modo Design“.

Iniciando os Trabalhos…

Repare que abre uma mensagem perguntando se você quer salvar a tabela. Perceba que ela ainda está sem nome, por isso o Access sugere o nome Tabela 1. Pressione a tecla “Backspace” para apagar.

Agora digite “Cadastro de Produtos“, com a primeira letra em maiúsculo e as demais em minúsculo e pressione Enter. Agora clique em OK para concluir o processo de salvar.

Vamos agora identificar os elementos desta relação de criação de tabela. Perceba que basicamente temos três colunas, parecidas com as tabelas do Excel. Na primeira coluna temos a informação Nome do Campo. É neste espaço que iremos colocar o nome do campo que irá guardar as informações. Por exemplo: Se desejamos criar um cadastro de produtos e em cada registro pretendemos guardar as informações como Preço, Descrição do Produto, Unidade, enfim, para cada um destes campos nós iremos criar uma linha nesta tabela de campos que está a sua frente.

Do lado da coluna “Campo”, temos a coluna tipo de dados, localizou?

Esta coluna ‚ a que utilizaremos para especificar qual o tipo de informações guardaremos neste campo: uma data, um texto, um número ou até‚ mesmo uma imagem. Na frente, um pouco mais a direita, vem a coluna Descrição. Esta informação não é obrigatória, mas pode ser utilizada para detalhar qual a finalidade deste campo. Vamos criar uma tabela de Cadastro de Produtos para o nosso software de Controle de Estoque. Para isso, vamos criar o primeiro campo de nossa tabela, que será o campo Produto. Para começar vá com a sua seta do mouse até o campo com o nome de “Campo1“, e dê dois cliques sobre ele. Pressione a tecla “Backspace” de seu teclado para apagar.

Vamos dar o nome para este campo de “Produto”. Então digite “Produto” com o “P” em maiúsculo e as demais letras em minúsculo e pressione “Enter” quando terminar.

Agora siga os seguintes passos deste Curso de Access 2007…

O campo Produto é o que utilizaremos para especificar de forma simplificada o que é o produto, uma espécie de código que chamaremos de código inteligente. Será um código, pois será o nome do produto muitas vezes abreviado, pois é importante que campos chaves de busca, sejam preferencialmente numéricos ou com textos curtos para tornar a localização pelo Access mais rápida. Mais adiante criaremos um campo Descrição, que fornecerá uma descrição mais detalhada.

Imagine que neste campo guardaremos informações sobre uma empresa de venda de frutas e verduras, e que irei no futuro precisar guardar informações sobre frutas como Banana, Pera, Uva etc. Mas existem frutas de diversas espécies diferentes como Uva Rosada, Uva Itália, etc. Por tanto neste campo guardaríamos Uva-R ou Uva-I e na descrição escreveríamos o nome da fruta por extenso, por isso chamamos de código. Bom, agora vamos mudar o tamanho do campo, ou seja, quantos caracteres poderão ser digitados dentro do campo Produto. Então logo abaixo em “Propriedades do Campo“, selecione dando dois cliques sobre o número “255”, localizado ao lado de onde está escrito “Tamanho do Campo“. Pressione a tecla “Backspace” de seu teclado para apagar.

Agora que você já visualizou como será o seu Curso de Access 2007, faça sua matrícula clicando aqui.

Os principais tópicos do Curso de Access 2007 são:

Área de trabalho no Curso de Access 2007

  • O que é o Microsoft Access;
  • Funcionamento do botão Office;
  • Como abrir um novo banco de dados;
  • Faixa de opções;
  • Manipulação de objetos dos bancos de dados;
  • Painel de navegação.

 

Criando e Configurando Tabelas e Relacionamentos

  • Inserção de novos campos em tabelas;
  • Objeto OLE
  • Armazenamento de planilhas;
  • Documentos e imagens dentro do banco de dados;
  • Chave primária;
  • Propriedades dos campos e tipos de dados;
  • Criação de campos para armazenamento de fotos e datas;
  • Máscara de entrada de dados;
  • Caixa de combinação;
  • Grade de construção de consulta;
  • Finalidade de uma consulta;
  • Instrução SQL (Sistema de Linguagens para Programação de Consultas);
  • Integridade referencial;
  • Propagação de atualizações dos campos relacionais;
  • Relacionamento por meio de chaves primárias.

 

Consultas

  • Seleção e exclusão de relacionamentos entre tabelas;
  • Guia Ferramentas de banco de dados;
  • Propagar atualização dos campos relacionados;
  • Extrair informações de tabelas diferentes;
  • Consultas para realizar cálculos, combinar dados, alterar, adicionar ou excluir dados da tabela;
  • Consultas para fornecer dados para relatórios ou formulários;
  • Identificação de erros na estrutura da tabela.

 

Formulários

  • Menu de controle;
  • Edição de tabelas por meio de formulários;
  • Criando formulário;
  • Estilos de formulários;
  • Inserir fotos e registros aos formulários.

 

Relatórios

  • Criação de relatórios;
  • Classificação, organização e layout do relatório;
  • Critérios para buscas.

 

Macros

  • Funcionamento de uma Macro;
  • Criar e inserir Macro;
  • Vincular macro;
  • Personalização do Menu de controle;
  • Criação de botões para Menu de controle.

“Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.” 1 João cáp 04 ver 09


Summary
Review Date
Reviewed Item
Curso de Access 2007 Online, SEM Mensalidades. Aprenda Criar Macros, Relatórios, Formulários, Bando de Dados, Consultas, Configurar e Criar Tabela Dinâmica
Author Rating
51star1star1star1star1star
Advertisment ad adsense adlogger