terça-feira, outubro 17

Curso de BrOffice (Writer + Calc) com Certificado

+ Curso de BrOffice (Writer + Calc) com Certificado Reconhecido de 60 horas!

Olá! E aí Tudo bem com você? Espero que sim. A partir de hoje você irá começar a aprender um pouco sobre o que é o programa neste Curso de BrOffice Writer, que nada mais é do que um programa de computador usado para se criar textos.

Esse sistema operacional de computador que você está vendo se chama Linux, que é um sistema totalmente gratuito fabricado no Brasil. Bom, vamos começar a conhecer o programa Writer? Então para começar leve o cursor do seu mouse e dê um clique no botão de Aplicativos, que está localizado no canto superior esquerdo desta tela.

matricula

Isso mesmo! Veja que se abriu para você o menu de início deste sistema Linux. É a partir deste menu que você conseguirá acessar todos os principais programas. Repare que o programa do Writer ainda não está nesta lista. Vamos procurá-lo? Bom, a melhor dica que eu posso te dar é pedir para que você leve o cursor do mouse até a opção de Escritório. Encontrou? Então deixe o mouse descansar por alguns segundos nesta opção.

Meus parabéns! Essa dica foi muito útil! Veja que agora está aparecendo para você os principais programas deste sistema Linux, como por exemplo, os programas Calc, Draw, Impress, e o processador de textos Writer, que é o programa que vamos aprender a utilizar a partir de hoje.

Já que encontramos, vamos abri-lo? Para isso basta levar o cursor do mouse e dar um clique sobre ele.

Ótimo! Veja que o programa foi aberto corretamente. Esse programa é muito simples de se usar, principalmente se você já conhece o programa Word, da empresa Microsoft. Repare que este programa possui um espaço em branco que serve para você editar seus textos, este espaço é uma representação de uma folha de sulfite.

Na parte superior dele temos uma barra de título, que é onde você consegue ver o nome do documento que está usando e neste momento está como Sem Título 1. Um pouco mais abaixo temos a barra de menus, daqui a pouco veremos cada uma dessas opções. Mais abaixo temos a barra de ferramentas e a barra de formatação.

E temos também as réguas na horizontal e na vertical, e lá em baixo, quase no fim temos a barra de desenho e por último temos a barra de Status. Muita coisa não é?! Bom, vamos ver as opções da barra de menu, na parte superior do programa? Então leve agora o cursor do mouse e dê um clique no menu Arquivo, que é o primeiro destes menus.

Muito bem! Neste menu Arquivo você pode escolher algumas opções, como um novo arquivo em branco; abrir ou fechar um arquivo; pode imprimir o que você digitou e até mesmo salvar este arquivo com outro nome, e muitas outras coisas. Lembre-se que este é o principal menu deste programa, pois nele estão as principais opções. Vamos agora ver como é o menu Editar?

Antes de vermos leve o cursor do mouse e dê um clique na folha branca que está logo abaixo.

Vamos agora ver como é o menu Editar? Então para isso leve o cursor do mouse e dê um clique sobre ele.

Perfeito! Esse é o menu Editar e essas são as suas opções, tão importantes quanto as do menu Arquivo. Aqui você consegue editar o texto que digitou, assim pode desfazer a última ação que fez, ou selecionar todo o texto, pode colar, recortar ou copiar o que digitou, e além de outras coisas.

Lembre-se sempre das opções deste menu, elas são as responsáveis pela edição do seu texto. Vamos continuar? Perceba que não estamos vendo o próximo menu que é o menu Exibir. Antes de vermos leve o cursor do mouse e dê um clique na folha branca que está logo abaixo. Clique mais precisamente na lateral esquerda desta folha branca.

Isso mesmo! Agora conseguimos ver o próximo menu. Então leve o cursor do mouse e dê um clique no menu Exibir.

OK! Aí estão as opções deste menu Exibir, que nada mais são do que as opções que você exibe na sua tela, por isso elas estão na opção Exibir. Veja que algumas dessas opções estão marcadas com um sinal na frente do seu devido nome, essas são as que estão na sua tela. E algumas opções contém uma pequena seta apontando para frente.

Vamos ver o que acontece com esse tipo de opção? Então agora leve o cursor do mouse até a opção de Barra de Ferramentas, que é uma das primeiras opções. Leve o cursor do mouse e deixe o cursor descansar sobre esta opção.

Perfeito! Veja que além da opção mudar de cor, ela também abre outras opções. Repare que aqui também temos algumas opções marcadas, pois na verdade essas são as barras de ferramentas que estão na sua tela, as mesmas que vimos no começo desta aula. No momento isso é tudo o que temos para ver no menu Exibir. Vamos agora ver as opções do menu Inserir?

Então quando você estiver pronto leve o cursor do mouse e dê um clique neste menu.

Muito bem! Estas são as opções do menu Inserir. Veja que temos algumas opções como Quebra manual, Hiperlink, Cabeçalho, Rodapé, essas são algumas opções que estaremos vendo durante o nosso curso.

Essas opções são algumas que você insere na sua folha, para que você possa estar alterando o formato do layout do texto, que nada mais são do que a disposição das letras, ou os espaçamentos entre elas, dentre outras coisas, mas como eu te disse, durante este curso vamos aprender passo a passo a utilizar essas ferramentas.

Agora o que vamos ver é o menu Formatar, mas… Opa! Não estamos vendo este menu, isso porque as opções do menu Inserir estão em cima dele. Agora leve o cursor do mouse e dê um clique na parte lateral esquerda da folha branca para que possamos ver este menu.

Perfeito! Assim que você clicou nesta folha as opções do menu Inserir já não estão mais aparecendo em sua tela. Agora sim podemos clicar no menu Formatar. Leve o cursor do mouse e dê um clique nesta opção.

Essas são as opções de Formatar! É utilizando as opções deste menu que você altera as opções que você selecionar. Como por exemplo, você pode alterar os parágrafos do seu texto, você pode alterar o formato das letras de minúsculas para maiúsculas, e pode até mesmo inverter o posicionamento das letras. Nas próximas aulas também estaremos vendo essas opções.

Agora você está pronto para vermos as opções do menu Tabela? Então para isso leve o cursor do mouse e dê um clique nesta opção.

Isso mesmo! Agora você está vendo as opções do menu Tabela. É utilizando essas opções que você insere linhas, colunas ou tabelas para a sua folha, podendo também excluir essas tabelas que você inserir. Além de tudo isso você também pode converter o seu texto em tabela. Muito interessante não é?!

Agora o próximo menu da nossa lista é… Você já sabe qual é? Sim é ele mesmo, o menu Ferramentas. Então leve o cursor do mouse e dê um clique neste menu.

Essas são as opções de Ferramentas! Veja só quantas opções temos neste menu. É utilizando essas opções que você verifica a ortografia das palavras escritas, para ver se nenhuma foi escrita da forma errada.

Você também altera o idioma do seu texto, caso prefira redigir um texto em inglês, por exemplo, para que o programa não fique acusando as palavras de estarem escritas erradas, por este motivo você pode estar alterando o idioma.

Você também pode verificar quantas palavras foram escritas e ainda temos muitas outras opções que vão te auxiliar a digitar um texto perfeitamente.

Vamos agora ver as opções do menu Janela? Então é só dar um clique nesta opção.

OK! Essas são as opções da Janela. Perceba que temos três opções neste menu que são: Nova janela, que é a opção de se criar uma cópia deste documento, caso você precise trabalhar com duas janelas, que na verdade são as mesmas, porém você trabalha com duas para ter mais precisão no que está fazendo.

E temos a opção de Fechar janela, que fecha a janela que você abriu. A última opção deste menu, repare que tem o mesmo nome do seu documento Sem Título 1, que mostra para você que esta janela em que você está é a Sem Título 1, por isto ela contém uma pequena marcação.

Bom, para terminarmos de ver os menus, só esta faltando o menu Ajuda. Vamos abri-lo? Para isso leve o cursor do mouse e dê um clique sobre ele.

Perfeito! Sempre que você ficar na dúvida da ação de algum botão, ou tenha se esquecido de como faz algo que deseja, é neste menu que você irá encontrar todas as respostas que precise. O menu Ajuda é sempre muito importante, procure estar utilizando esta ferramenta que o Writer lhe proporciona.

Bom, agora que já vimos todos esses menus, já está na hora de por a mão na massa e digitarmos um pouco, não acha?! Então para começar leve o cursor do mouse e dê um clique nesta folha branca.

Muito bem! Agora que você clicou nesta página é sinal de que você já poderá digitar algo neste programa. Já estava na hora de digitarmos algo não é?!

Bom, vamos começar digitando algo bem simples.

Então digite a palavra Telefone, T,E,L,E,F,O,N,E. Quando terminar de digitar pressione a tecla Enter no seu teclado.

Perfeito! Veja que ao pressionar a tecla Enter o cursor mudou para a linha de baixo desta folha, isso significa que você já pode digitar uma palavra nessa linha de baixo e é exatamente o que faremos agora.

Digite agora as palavras Minha casa, repetindo, digite a palavra Minha, aperte a tecla de espaço no seu teclado e depois digite a palavra Casa. Quando terminar de digitar pressione a tecla Enter no seu teclado.

Mais uma vez o cursor foi para a linha de baixo, e agora temos três palavras nessa folha. O que você irá digitar agora é nada mais e nada menos do que uma frase, pois este é um programa para se digitar textos e é isso que faremos aqui.

Bom a frase que você irá digitar é o título de um poema de Carlos Drummond de Andrade, um poeta brasileiro. Vou dizer pausadamente para que você possa ir digitando: “No meio do caminho tinha uma pedra”.

Repetindo: “No meio do caminho tinha uma pedra”. Digitou? Assim que terminar de digitar aperte a tecla Enter em seu teclado.

Agora sim temos algumas palavras neste texto. Lembre-se que este é um programa de edição de texto, ou seja, você pode colocar qualquer palavra em qualquer ordem, por isso ele é um programa de edição.

Que tal selecionarmos a palavra Casa? Boa ideia não é?! Então agora leve o cursor do mouse e dê um duplo clique em cima desta palavra.

Perfeito! Agora esta palavra está selecionada por isso ela está com a cor vermelha em volta dela. Aproveitando que ela está selecionada, eu tive agora uma ótima ideia! Que tal aumentarmos o tamanho desta palavra, mas somente esta palavra casa! Vamos fazer isso?

Então agora veja que na barra de ferramentas na parte superior deste programa temos escrito as palavras Liberation Serif, que é o nome da fonte, ou seja, o formato destas letras. Repare também que temos o número 12 ao lado, que é o tamanho destas fontes que utilizamos. Para aumentar o tamanho leve o cursor do mouse e clique nesta seta ao lado deste número 12.

Agora veja que abriu várias opções para você, essas são as opções do tamanho da fonte, ou seja, quanto maior o número maior será o tamanho da fonte. Vamos escolher um número grande? Então clique no número 20.

Uau! Veja só o tamanho que ficou esta palavra! Você pode fazer isto em qualquer palavra, e neste momento foi a palavra casa.

Vamos selecionar outra palavra?

Então agora leve o cursor do mouse até a palavra Telefone, que é a primeira palavra neste texto e dê um duplo clique sobre esta palavra Telefone.

Muito bem! Agora esta palavra já está selecionada. O que vamos fazer com ela? Que tal diminuirmos o tamanho dessas letras? Vamos fazer isso? Então mais uma vez leve o cursor do mouse e clique na opção do tamanho das fontes.

Perfeito! O tamanho dela é 12, vamos deixar um pouco menor, então clique no tamanho 8.

Aí está! Ficou bem menor! Mas tome sempre cuidado para não diminuir muito o tamanho das fontes, pois assim pode ficar difícil de enxergar e isso poderá prejudicar a sua vista. Fizemos algumas alterações e o texto não está mais como antes.

Você sabia que você pode deixar o texto como estava utilizando alguns poucos cliques? Pois é, pois é, pois é! Vamos ver como se faz isso? Então agora leve o cursor do mouse e clique no menu de Editar, que está na parte superior desta tela.

Muito bem! Veja que dentro deste menu temos uma opção que se chama Desfazer: aplicar atributos, que é a primeira opção deste menu. Procure por esta opção e quando encontrá-la dê um clique sobre ela.

A aula de demonstração chega até aqui. Aproveite para se Matricular no Botão no topo dessa página! Aguardo você nas vídeo-aulas com apostila e ao final receba seu certificado caso passe na prova!

Os principais tópicos do Curso de BrOffice (Writer + Calc) são:

Aula 1 – Curso de BrOffice – Introdução ao BrOffice Writer

  • Barra de Título;
  • Barra de Menus (início, menus, ferramentas, formatação, status);
  • Botões (maximizar, minimizar e fechar);
  • Opção de configuração de impressora e visualização de página para impressão.

 

Aula 2 – Curso de BrOffice – Editar textos no Writer

  • Menu editar( copiar, colar, recortar e selecionar tudo);
  • Formatação de texto;
  • Modificação de página.

 

Aula 3 – Curso de BrOffice – Cabeçalho, Rodapé e Layout

  • Configuração de página (margem, formato, orientação, layout e tamanho);
  • Inserir quebra manual (quebra de página, quebra de coluna e quebra de linha);
  • Opção campos (cabeçalho, rodapé).

 

Aula 4 – Curso de BrOffice – Texto em colunas e hyperlink

  • Inserir e criar tabela;
  • Selecionar linhas e colunas;
  • Adicionar hiperlink em texto e imagem.

 

Aula 5 – Curso de BrOffice – Formatação de tabelas e ferramenta Fontwork
  • Formatar tabelas (bordas, plano de fundo, mesclar células);
  • Ferramenta desenho;
  • Inserir fontwork.

 

Aula 6 – Curso de BrOffice – Formas geométricas

  • Ferramenta desenho – formas geométricas;
  • Seleção e formatação de forma geométrica;
  • Inserir figuras.

 

Aula 7 – Curso de BrOffice – Quebra automática, seções e mala direta

  • Configurar imagem com quebra automática;
  • Inserir e excluir seção;
  • Adicionar mala direta.

 

Aula 8 – Curso de BrOffice – Marcadores e numeração

  • Menu formatar (marcadores e numerações);
  • Marcadores e subníveis;
  • Criar pasta.

 

Aula 9 – Curso de BrOffice – Elaborando Gráficos

  • Opção tabela;
  • Criar gráfico;
  • Selecionar gráfico.

 

Aula 10 – Curso de BrOffice – Elaboração de envelope e currículo

  • Menu inserir – envelope;
  • Guias do envelope (envelope, formato e impressora);
  • Redigir currículo.

 

Aula 11 – Curso de BrOffice – Introdução ao BrOffice.org Calc

  • Barra de título;
  • Barra de Menus (início, menus, ferramentas, formatação, fórmulas, status);
  • Área de trabalho da planilha (colunas e linhas);
  • Marcador (ativação de célula);
  • Salvar e configurar extensão de arquivo.

 

Aula 12 – Curso de BrOffice – Formatar Planilhas

  • Formatação de células (bordas, plano de fundo, mesclar células);
  • Ferramenta Autocorreção;
  • Exportar e exportar como PDF.

 

Aula 13 – Curso de BrOffice – Formatação condicional, ordenação e filtros

  • Opção formatação condicional (utilizando formatação para visualização de dados);
  • Aba dados – filtro;
  • Ferramenta crescente e decrescente – ordenação de dados.

 

Aula 14 – Curso de BrOffice – Configurando e Imprimindo Páginas
  • Visualizar e configurar página;
  • Inserir quebra manual (quebra de linha);
  • Configurar impressora para a impressão de documento.

 

Aula 15 – Curso de BrOffice – Operadores e fórmulas

  • Fórmulas aritméticas e funções;
  • Assistente de funções;
  • Operadores (referência, comparação, união e intersecção);

 

Aula 16 – Curso de BrOffice – Edição de Fórmulas e Rótulos e Nomes

  • Operações matemáticas a partir de fórmulas aritméticas e funções;
  • Inserir nomes e definir nomes;
  • Criar rótulos e nomes.

 

Aula 17 – Curso de BrOffice – Funções

  • Funções (INT, máximo, média e soma);
  • Função (Hoje);
  • Funções aritméticas (- / * +).

 

Aula 18 – Curso de BrOffice – Funções SE, MODO, PROCV e PROCH

  • Referências (absoluta, relativa e mista);
  • Executar tarefas de acordo com teste lógico;
  • Procura de valores na tabela.

 

Aula 19 – Curso de BrOffice – Trabalho com Textos

  • Ferramenta desenho – figuras geométricas;
  • Inserir caixa de texto na forma geométrica;
  • Introduzir recurso fontwork.

 

Aula 20 – Curso de BrOffice – Tabelas Dinâmicas e Gráficos

  • Criar gráfico;
  • Selecionar gráfico;
  • Opção dado – tabelas dinâmicas.

 

Aula 21 – Curso de BrOffice – Macros e recursos avançados.

  • Criar Macro;
  • Proteção de células e senhas de proteção;
  • Ferramenta atingir metas e assinaturas digitais.

“E seja o vosso coração inteiro para com o Senhor nosso Deus, para andardes nos seus estatutos, e guardardes os seus mandamentos como hoje.” 1 Reis Capítulo 08, Versículo 61


Summary
Review Date
Reviewed Item
Curso de BrOffice, também conhecido como LibreOffice ou OpenOffice, é um conjunto de aplicativos semelhantes ao Microsoft Office. Write, Calc, PDF, EAD
Author Rating
51star1star1star1star1star
Advertisment ad adsense adlogger