Roteador: Como Criar Redes Wifi em Casa

• Roteador: Como Montar Rede Wireless (Sem Fio)?

Vamos ensinar agora as informações básicas para você configurar o roteador e montar uma rede sem fio (wireless) em sua casa ou escritório para compartilhar internet com vários computadores. Acompanhe os passos a seguir para montar a sua rede sem fio (wireless)!

1º Passo Quais são os materiais mínimos para instalar a Rede Wi-Fi?

01 Modem Adsl ou conexão com internet Banda Larga através do cabo de rede (RJ45).

01 Roteador igual, ou acima, de 27dBm (500mW) {de preferência 1000 mW ou 30 dBm}
com Antena Destacável (que pode ser removida).

01 Antena Omni Direcional de 25 dBi, para uso outdoor.

01 Cabo Pingtail MP-1 de 40 cm (para ligar a Antena).

* Nos computadores (clientes) que irão se conectar é necessário que a placa de rede funcione com o padrão IEEE 802.11 b/g/n com Antena Destacável de 25 dBi (que pode ser removida).

Se a distância entre o computador (cliente) e a Antena principal for maior que 100 metros, é recomendável colocar, conectada à placa de rede do computador (cliente), uma antena omni receptora de 25 dBi ligada a um cabo pingtail de no máximo 10 metros.

Dica importante:

A cada 01 metro de cabo pingtail ocorrerá a perda de 01 dBi na potência total da Antena.

2º Passo – Como montar os Equipamentos e Posicionar as Antenas?

Primeiro -> Ligue o Modem Adsl na linha telefônica, insira o cabo de rede (RJ45) na 1ª porta LAN do modem conectando a 1ª porta LAN do Roteador. Ligue o cabo de energia num filtro de linha devidamente ATERRADO.

Segundo -> Enrosque o cabo pingtail no Roteador e a outra ponta na Antena Omni Direcional de 25 dBi. A Antena deverá ficar em um lugar alto, acima do telhado, de forma que não tome chuva e não receba diretamente a luz do Sol.

Ligue o cabo de energia de todos os equipamentos num filtro de linha devidamente ATERRADO (pode ser o mesmo do Modem Adsl).

Terceiro -> Ligue o Filtro de Linha que alimenta o equipamentos, para iniciar as configurações dos mesmos. Certifique de apertar o botão “ligar” para ativa-los. Posicione a Antena Omni Receptora dos Clientes (usuários) para ficarem em Linha RETA focando na posição da Antena Omni Direcional do Roteador! Procurando SEMPRE uma “Visada Direta” entre elas.

Confira o Esquema Final de Como Deverá Ficar os Equipamentos de transmissão e Recepção:

roteador

3º Passo – Como rotear o modem e configurar o roteador da Rede Wi-Fi?

Primeiro -> Solicite junto ao seu provedor de internet o usuário e a senha de sua conexão, com esses dados em mãos, configure a conexão PPoE do Modem para já conectar diretamente à internet através do equipamento. Isso que se chama “Rotear” o Modem.

Segundo -> Defina quanto de Banda em Kbps, ou Mbps, ficará disponível para cada usuário da rede através da reserva de quotas na configuração QoS!

Terceiro -> Defina uma senha de 8 dígitos com Letras, Números e Símbolos (criptografia) no formato WPA2-PSK nas Configurações Wireless. Essa senha será o código de acesso para os clientes (usuários) se
conectarem à internet.

É possível definir uma “lista de permitidos” liberando o acesso apenas para o endereço MAC das placas de rede dos usuários (clientes), fazendo essa lista você evitará “roubo” de sinal mesmo em casos de “vazamento” da senha de 08 dígitos para terceiros.

*Aproveite para Conhecer o site www.2viagratis.com.br


“Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.” Isaías Cáp 43 Ver 19


Summary
Review Date
Reviewed Item
Como Montar uma Rede Wifi (sem fio) de Internet na sua Casa ou Escritório utilizando o seu Modem ADSL e um Roteador com uma Antena Omni Direcional de 25 dBi
Author Rating
51star1star1star1star1star
Advertisment ad adsense adlogger