sábado, Maio 26Obrigado pela visita!

Curso de Corte e Costura, Aprender a Costurar, EAD

+ Curso de Corte e Costura Online com Certificado Reconhecido de 45 horas!

Aprenda a Costurar e fazer Modelagem com este Curso de Corte e Costura. Geralmente, em nossa família as avós que detém o conhecimento sobre máquinas de costura, crochê, tricô e por ai vai. Conhecimento que era passado de mãe para filha, hoje é bastante requisitado nas indústrias têxteis após a revolução industrial.

matricula

Veja, abaixo, alguns acessórios de costura que serão aprendidos nesse Curso de Corte e Costura:

Almofada de alfinetes: usada para guardar os alfinetes, organizando o ambiente e sem correr o risco de machucar alguém.

Dedal: usado para proteger o dedo médio do profissional em momentos que estiver realizando costuras, como é de alumínio, evita que o dedo seja ferido por uma agulha ou alfinete, por exemplo.

Enfiador de agulhas: usado para auxiliar na colocação de linha na agulha, pois por ser de alumínio, entra mais fácil no pequeno espaço da agulha, deixando um maior lugar para colocar a linha e depois puxá-la.

Furador de costura: como o próprio nome diz, é usado para realizar pequenos furos no tecido, para abrir espaço para ilhoses, iniciar a abertura para casas de botões, entre outros.

Abre-casas ou descosturador: usado para descoser costuras ou até mesmo para abrir as casas para botões.

Enfiador de elástico ou cordão: usado para colocar elásticos ou cordões e até mesmo para virar tecidos que estejam costurados em tubo para o lado inverso, ou seja, como é costurado do avesso é invertido para o lado correto de uso.

A tesoura é um item indispensável para o profissional que deseja realizar cortes, mas há vários modelos disponíveis, sendo que cada situação necessita de uma tesoura específica. Como acontece com todos os equipamentos, é necessário cuidado para evitar danos na estrutura, que prejudicam a qualidade de corte. Para isso, deve-se evitar quedas e armazenamento em locais indevidos, que possam entortar a superfície.

Há tesouras de diversos formatos e tamanhos. Como podemos ver nos exemplos a seguir.

Tesoura de picotar: este modelo é usado para acabamentos decorativos e para evitar que o tecido desfie, pois corta em formato zigue-zague.

Tesoura de cortar com anéis revestidos em plástico: este é um dos modelos mais modernos e rápidos que os tradicionais, sendo que os revestimentos dos anéis auxiliam no conforto dos dedos.

Tesoura para bordar: este modelo é usado para vários tipos de corte, mas por possuir uma ponta mais fina, é usado preferencialmente para realizar descosturas e para cortar casas de botão.

Tesoura de costureira para cortar: este modelo é muito usado por costureiras para corte, pois possui as lâminas mais compridas, podendo ser de 15 ou 18 cm, e um dos anéis maiores.

Tesoura de costura com dois anéis iguais: este modelo é muito usado para realizar pequenos reparos, tais como, aparar costuras, consertos, alterações de roupas já confeccionadas, entre outros.

Tesoura de tecelão: este modelo é muito usado para realizar aparas em roupas confeccionadas, para retirar os excessos de fios.

Em todas as profissões, é indispensável a utilização de equipamentos de qualidade para que o profissional consiga realizar atividades de maneira precisa.

Veja, abaixo, alguns equipamentos de medida usados no processo de costura que serão visto neste Curso de Corte e Costura:

Fita métrica

É uma fita de borracha sintética de 1,5 m de comprimento com as pontas revestidas em metal, possuindo marcações de centímetros e milímetros para medir os itens, tais como tecido, medidas do corpo para o qual será feita a roupa, entre outros.

Esquadro

É um item parecido com uma régua. O que os diferencia é o fato dos esquadros serem apresentados em três lado, como um triângulo, e normalmente elaborado em plástico transparente. Eles são usados para traçar linhas perpendiculares e diagonais.

Régua

Trata-se de um retângulo com marcações de centímetros e milímetros, as mais usadas pelos profissionais de corte e costura são as de 80 cm de comprimento. A régua é usada para realizar marcações de linhas retas, medir tecidos retos, marcar bainhas, entre outros.

Pistolet

Usado para desenhar curvas de decotes e cavas.

Marcador de bainhas

É um equipamento que possui uma base metálica, com uma régua de madeira e um reservatório de plástico, onde fica armazenado o pó de giz, que é lançado para marcar o local exato para a bainha.

Outro item essencial na costura são os marcadores, vejamos uma definição abaixo:

Os marcadores são itens usados para realizar marcações e facilitar o trabalho do costureiro. Assim, ele não realiza os reparos de forma torta. Veja, abaixo, alguns exemplos:

Giz de Alfaiate

Usado para desenhar no tecido o formato do molde, para que o profissional possa realizar o corte ou reparo de forma precisa, e para que não corra o risco de o molde sair do lugar. Podendo ser encontrado nas cores: branca, amarela, rosa e cinza.

Giz em Lápis

Usado para desenhar no tecido, possui os traços finos, o que facilita a precisão no desenho. Muito usado para desenhar locais dos bolsos, casas dos botões e pequenos detalhes.

Carretilha

Usada para desenhar o formato do molde no lado avesso do tecido, o profissional deve contornar todo o molde, utilizando também papel carbono, fixando o desenho no tecido.

Papel Carbono

Usado para realizar marcação e passar o desenho do molde para o lado avesso do tecido. Pode ser encontrado no tamanho de 44 e 56 cm.

Os principais tópicos do Curso de Corte e Costura são:

Unidade 1 – Conhecendo a Moda

  • Introdução
  • História da Moda
  • O que é uma confecção?
  • Etapas para montagem da roupa
  • Sistemas automatizados para costura

 

Unidade 2 – Equipamentos

  • Equipamentos de medida
  • Tesouras
  • Utensílios auxiliares para costurar
  • Linhas
  • Agulhas
  • Zíperes
  • Botões e colchetes
  • Artigos de armarinhos
  • Tecidos

 

Unidade 3 – Máquinas de Costura

  • Máquinas de costura
  • Partes da máquina de costura
  • Preparando a máquina para começar a costurar

 

Unidade 4 – Corte e Costura

  • Medidas
  • Moldes
  • Pontos
  • Corte
  • Começando a costurar
  • Trabalhando com tecidos delicados
  • Conclusão

“Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o trabalhador do seu salário.” 1 Timóteo Cáp 05 Ver 18


Summary
Review Date
Reviewed Item
Curso de Corte e Costura, Aprender a Costurar, Moldes de Costura, Aulas, Apostilas, Escola de Costurar, Modelagem, Costura a Distância Completo, Certificado
Author Rating
51star1star1star1star1star
Advertisment ad adsense adlogger