fbpx
terça-feira, dezembro 18Obrigado pela visita!

Quem Tem Enxaqueca Deve Evitar Quais Alimentos?

A enxaqueca é a 6ª doença mais incapacitante do mundo e acomete em torno de 15% da população mundial. É o que diz a OMS. No Brasil são aproximadamente 30 milhões de pessoas que sofrem com dores de cabeça. Destes, de 5 a 25% são mulheres e 2 a 10% são homens diagnosticados com enxaqueca, segundo o Ministério da Saúde (MS).

Mesmo com diversos fatores desencadeantes do evento da dor de cabeça (cefaleia), apenas 56% dos pacientes procuram auxílio profissional. E um número menor ainda, 16% buscam ajuda diretamente com um neurologista especializado em cefaleias, de acordo com o MS.

Se você possui dores de cabeça frequentes, NÃO se automedique com analgésicos! O uso de analgésicos pode vir a tornar a cefaleia crônica, piorar a enxaqueca, tornando-a mais resistente e mais frequente.

A enxaqueca é uma doença genética, que se manifesta pela dilatação e inflamação dos vasos sanguíneos intra e extracranianos, podendo causar as famosas crises de dor. A alimentação não tem poder de cura sobre a doença, mas preventivo. Confira os tópicos que serão abordados nesta matéria para facilitar a sua leitura.

  • Quem Tem Enxaqueca Deve Evitar Quais Alimentos?
  • Quais são os Alimentos para Aliviar a Enxaqueca?
  • Quem tem Enxaqueca pode fazer Academia? Pode fazer Musculação?
  • Quando é o Momento Certo para Buscar Ajuda com um Neurologista?

 

enxaquecaDe acordo com o Neurologista Dr Carlos Alberto Bordini os alimentos que desencadeiam a enxaqueca possuem compostos que atuam diretamente sobre os vasos sanguíneos. A Sociedade Brasileira de Cefaleia faz um alerta. É importante que o individuo que possui 03, ou mais, dores de cabeça por mês durante pelo menos 3 meses, deve procurar um neurologista, pois precisa de tratamento.

 


  • Quem Tem Enxaqueca Deve Evitar Quais Alimentos?

Conforme visto no vídeo acima podemos citar como principais exemplos:

Tiramina (ex: queijo envelhecido, carnes), Feniletilamina, Aspartame (adoçante comum), Nitritos (ex: cachorro-quente), Glutamato monossódico e Álcool.

Além desses supracitados, fique atento(a) com esses fatores desencadeantes das dores da enxaqueca:

1 – Preocupações excessivas, ansiedade, tensão, estresse;

2 – Ficar sem comer. O jejum prolongado é o aspecto alimentar mais importante para desencadear dores de cabeça. Longo tempo sem comer pode gerar uma queda na taxa de glicose (“açúcar” do sangue) e provocar a produção de substâncias que causam dor.

3 – Excesso de cafeína. Tomar muito café, bebidas cafeinadas (coca-cola, chás pretos), chocolates, e até mesmo analgésicos que contenham cafeína são provocadores de enxaqueca;

4 – Falta de exercícios físicos, principalmente os aeróbicos como Esteira, Bicicleta, Circuito etc. Ao exercitar-se seu corpo irá produzir endorfinas. Além de regularizar a produção de neurotransmissores como a serotonina e a melatonina. Reduz o seu percentual de gordura e faz seu cérebro ficar mais resistente à dor.

5 – Uso excessivo de analgésicos. Analgésicos não tratam a enxaqueca, só aliviam a intensidade e a duração das crises.

6 – Alimentos como chocolate, frutas cítricas, alimentos muito gelados (sorvetes), nozes (possui tiramina), alimentos gordurosos (sanduíches, pizza etc), condimentados / industrializados, ricos em glutamato monossódico (presente em salgadinhos, molhos, salsichas, adoçantes etc), podem agravar as enxaquecas!

7 – Algumas Frutas também podem desencadear uma crise em certas pessoas. Banana causa enxaqueca, pepino, melancia, melão, pimenta, pimentão e chá verde. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, o leite e seus derivados são alimentos que desencadeiamenxaqueca por serem ricos em tiramina.


  • Quais são os Alimentos para Aliviar a Enxaqueca?

O ideal é comer algo a cada 3 ou 4 horas, e também não exagerar na alimentação quando passar muito tempo em jejum. O único profissional habilitado para montar um plano alimentar para você é um(a) Nutricionista. Portanto, as dicas a seguir não eximem a consulta com um profissional habilitado! Veja alguns alimentos que não causam enxaqueca e em alguns casos ajuda até evitá-la.

1 – Chocolate Branco não causa enxaqueca por não conter tiramina.

2 –Ovo pode ser um aliado contra dores de cabeça. Pois ele é rico em Vitamina B12 (cianocobalamina). Pessoas com deficiência desta vitamina tendem a ter enxaqueca quando são portadoras da manifestação genética que causa essa dor.

3 – Alimentos ricos em vitamina B2 e B12. Ovos, brócolis, fígadocereais integrais (aveia, quinoa etc), peixes, ervilhas, frango, aspargo, espinafre e outros vegetais de coloração verde escura.

4- Beber bastante Água. Em torno de 02 litros por dia pode prevenir, já que a desidratação pode ser fator de gatilho para dor.


  • Quem tem Enxaqueca pode fazer Academia? Pode fazer Musculação?

Pode e Deve! Durante a crise de enxaqueca melhor não malhar. Esta dor costuma piorar numa atividade física. É importante saber que o paciente com enxaqueca apresenta risco superior ao desenvolvimento de acidente vascular cerebral (AVC). Sendo assim, prevenir os fatores de risco para o AVC através de exercícios físicos regulares se faz necessário.

A prática regular de exercícios físicos ajuda o cérebro a modular a resposta à dor. Além de produzir neurotransmissores (endorfina, serotonina e a melatonina) que causam o relaxamento da musculatura, a sensação de alívio e bem estar.

Algumas atividades aeróbicas são mais indicadas, como esteira, bicicleta, circuito funcional, corrida etc. “Deve manter atividade física pois é benéfico ao controle da dor. Porém as atividades aeróbicas e principalmente de alta intensidade em curto espaço de tempo apresentaram melhores impactos na vida do paciente com enxaqueca.” Segundo o neurologista Dr Érico Araújo.

Para iniciar uma atividade física é recomendado uma consulta prévia com cardiologista e o acompanhamento profissional de um educador físico para elaborar o seu treino semanal.


  • Quando é o Momento Certo para Buscar Ajuda com um Neurologista?

A maioria das pessoas vão sofrer com algum tipo de dor de cabeça ao longo da vida. Dor de cabeça é comum, porém não é “normal”. O mecanismo da dor é uma resposta do nosso corpo para sinalizar que algo não está certo.  Por isso, fique atento(a) quando as dores começam a se tornar frequentes.

As náuseas e episódios de vômitos não têm uma causa definida. “Não há explicação plausível e única para os sintomas associados. Porém a crise enxaquecosa costuma afetar regiões do cérebro como a parte vestibular do ouvido podendo acarretar estes sintomas.” De acordo com o neurologista Dr Érico Araújo.

Não espere as dores de cabeça diminuírem a sua qualidade de vida para tomar providências. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia quando um individuo possui 03, ou mais, episódios de dores de cabeça por mês durante pelo menos 3 meses, deve procurar um neurologista para fazer uma avaliação e iniciar o tratamento.  A enxaqueca ainda não têm cura, mas tem controle e tratamento!


Fontes:

Médico Neurologista Dr Érico Araújo – Telefone para Marcação de Consultas +55 (77) 2101-6441.

https://sbcefaleia.com.br/noticias.php?id=321 Disponível em 08/02/2018.

http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2207-enxaqueca Disponível em 08/02/2018.

https://www.infoescola.com/saude/alimentacao-e-dores-de-cabeca/ Disponível em 09/02/2018.

https://noticias.r7.com/saude/leite-ajuda-a-emagrecer-mas-pode-provocar-enxaqueca-dizem-especialistas-22042013 Disponível em 09/02/2018.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u4202.shtml Disponível em 09/02/2018.

http://revistavivasaude.uol.com.br/guia/ovo-para-combater-a-enxaqueca/2170/ Disponível em 09/02/2018.

http://www.mundoboaforma.com.br/13-alimentos-ricos-em-vitamina-b/ Disponível em 09/02/2018.


  • Você poderá Interessar-se em Ler as seguintes Matérias:

+ Como Calcular Peso Ideal, Altura e Idade, Calcular IMC

Como Perder Barriga, Dieta para Emagrecer, Exercícios

Emagrecer Rápido, Dieta, Como Perder Barriga


  • Gostou de Saber Quais Alimentos Evitar para Quem tem Enxaqueca? Curta e Compartilhe para ajudar mais pessoas a lerem isto também!


“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João Capítulo 16, Versículo 33


 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Quem Tem Enxaqueca Deve Evitar Quais Alimentos? Quais são os Alimentos para Aliviar a Enxaqueca? Quem tem Enxaqueca pode fazer Academia? Pode fazer Musculação? Quando é o Momento Certo para Buscar Ajuda com um Neurologista? Enxaqueca Qual Alimento Evitar, Quem Devo Procurar para Consulta Profissional?
Author Rating
51star1star1star1star1star